Arquitetura e Urbanismo

Cursos Presenciais


Perfil do Profissional:

  • Título: Bacharel
  • Duração: 5 anos
  • Vagas: 50 vagas anuais
  • Dias: Noturno – De 2ª a 6ª - Campus Alfa Sul
  • Horários: 19h às 22h40
  • Mercado:

    Profissionais de Arquitetura e Urbanismo estão com grande procura no mercado de trablho. Os profissionais são contratados por grandes escritórios de arquitetura para atuar no projeto e construção de edifícios e reformas de prédios comerciais e residenciais, atuando também em empresas de engenharia, órgãos públicos e em escritórios próprios de arquitetura e urbanismo. Também as obras realizadas pelo Estado estão crescendo. Há muitas escolas sendo construídas, prédios de serviços públicos, obras da Petrobrás, Prodesp, em que o profissional pode apresentar seu projeto e concorrer”, afirma o professor Francisco Segnini Junior, coordenador do curso da USP. Além disso, as obras de infraestrutura, como rodovias, pontes e portos, geram oportunidades para o especialista em projetos, urbanismo e paisagismo nas grandes construtoras e incorporadoras.Para o profissional autônomo, as melhores chances estão em projetos para residências. Esse mercado vem crescendo muito, porque os proprietários entendem que o planejamento adequado na construção valoriza o imóvel. A maior parte das vagas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, porém o Nordeste vem acenando com boas perspectivas.

  • Corpo Docente e Indicadores dos Cursos
  • Fazer Insrição
Compratilhe:

O Curso:

A graduação em Arquitetura e Urbanismo da FACIG é um curso dinâmico, de caráter prático, no qual o aluno esta sempre atuando em disciplinas de cunho teórico como história e matemática, e ao mesmo tempo aplicando os conhecimentos adquiridos na prática, através dos laboratórios de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Esse sistema aproxima o estudante da prática profissional e cria um envolvimento fantástico com o aprendizado na graduação.

O Curso visa formar profissionais com autonomia intelectual, capacidade crítica e criativa, aptos a elaborar diagnósticos, definir diretrizes de planejamento e propor soluções projetuais e executivas, em escalas arquitetônica, urbana e regional. Ainda gerenciar o processo da Construção Civil, sempre visando à aproximação com a prática profissional.

O arquiteto urbanista atua na concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis. Ainda exerce tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras; realiza vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda pode dedicar-se ao ensino e à pesquisa.

Combinar arte e realidade no processo de planejamento e organização dos espaços internos e externos, aliando conforto, praticidade e senso estético. O profissional de arquitetura e urbanismo, por sua formação holística, é capaz de traduzir em espaços, objetos e iluminação as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e da comunidade em geral. Edificações, paisagismo, urbanismo, patrimônio e sustentabilidade são as bases para a sua atuação. 

O Arquiteto participa do início ao fim do projeto ao lado do engenheiro, organizando custos e mão de obra, cuidando dos acabamentos até a decoração de interiores. Como Urbanista, planeja e desenvolve ações para a melhoria do crescimento dos bairros e das cidades, dos utensílios públicos como mobiliário urbano, placas, identificações e a interação com a comunidade. Além da prática profissional, o Arquiteto e Urbanista pode atuar na área de ensino técnico, graduação, pós-graduação e pesquisa acadêmica.

O mercado de trabalho, hoje, aquecido, pede arquitetos e urbanistas que entendam a sociedade e suas necessidades, assim como as transformações dinâmicas por que passamos quase diariamente. É esse o profissional que se forma na FACIG! 



Quer saber mais?

Entre em contato conosco:



Matriz Curricular